Campanha de Advento

campanha_advento_2014

No segundo ano do biénio dedicado à família, o Serviço Diocesano de Catequese propõe uma campanha para as crianças e adolescentes da catequese que se baseia no símbolo da casa: construir pouco a pouco a casa-presépio que será também sinal da construção da casa-família.
Neste ano, centrado na participação e serviço da família na sociedade e na Igreja, a campanha vai procurar não apenas incentivar a vivência do Advento e Natal no seio de cada família, como um tempo de crescimento da fé, mas também que a vivência em família possa encontrar eco e reforço na catequese e na comunidade.
Nesse sentido, em cada semana, é pedido que cada criança ou adolescente possa não apenas levar algo para casa, mas que traga também algo de casa para a catequese ou comunidade. Estes elementos recebidos devem ser usados na construção do presépio da catequese ou da comunidade, da forma que se considerar mais oportuna.

Concluir a campanha na Celebração do Natal
Como conclusão da campanha, propõe-se que se incentive a participação da catequese na celebração de Natal, e que nesse dia sejam recebidas as fotografias ou desenhos das famílias (a colocar no presépio ou noutro lugar oportuno da igreja), e que cada criança ou adolescente possa completar a sua casa-presépio colando nela a imagem do Menino Jesus.

Como viver a campanha na catequese ou comunidade
Nos encontros dos grupos, pode dedicar-se um momento inicial ou final para incentivar à vivência da campanha, entregar os materiais e explicar a forma de realizar as tarefas.

Este reforço, assim como a recolha dos trabalhos feitos em casa, também pode acontecer na celebração comunitária, e o presépio da igreja pode mesmo ir sendo construído ao longo de todo o tempo do Advento aproveitando os trabalhos feitos: as pedras com os valores para o chão do lugar onde vai ser construído o presépio (1ª semana); nas paredes da cabana colar as folhas com os momentos de fé vividos em família (2ª semana); revestir o telhado da cabana com as orações (3ª semana); colocar os desenhos ou fotografias da família no interior da cabana do presépio (4ª semana), e daí tirar as imagens do Menino Jesus para colar na casa-presépio de cada um (Natal).

Em casa
Para cada semana do Advento está preparada uma proposta para viver em família. A partir da tarefa das crianças ou adolescentes, a família é convidada a ter um pequeno momento de reflexão e oração (com um texto da carta pastoral do Sr. Bispo e uma breve oração).

Os catequizandos deverão depois, com a ajuda da família, fazer a tarefa proposta construindo em casa a sua casa-presépio e preparando algo para levar para o próximo encontro de catequese ou celebração.

Os materiais podem ser descarregados aqui

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Catequese com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s